October 14, 2019
Escrito por Railane Louven e Ana Amália Alves – para conhecer o nosso curso de preparação para o Celpe-Bras, clique aqui (SP) ou aqui (RJ)
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação do exame desde 2009, o Celpe-Bras teve 5.197 inscritos em 2015. Esse número comprova que o interesse de estrangeiros em aprender o português do Brasil não para de aumentar. Em 2003 foram 1.710 inscritos; em 2004 foram 1.807; e em 2005 foram 1.856, por exemplo. O exame começou com 127 candidatos em 1998.
Mas, você já sabe como é o exame Celpe-Bras? Pensando em ajudar, a aprenda² respondeu as perguntas mais feitas pelos alunos interessados no exame:
Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros.
Como a própria sigla diz, este é o único certificado oficial brasileiro que atesta a proficiência em português de um candidato estrangeiro. Destina-se, portanto, a alunos e profissionais estrangeiros interessados em estudar ou trabalhar no Brasil. São quatro os níveis de certificação: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.
O processo de inscrição é feito através do site do INEP – inscrição. Lá também podem ser encontradas todas as informações necessárias, como a lista dos documentos exigidos.
O teste pode ser feito por estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, cuja língua materna não seja o português. O candidato precisa comprovar idade mínima de 16 anos. A escolaridade exigida deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.
O Celpe-Bras é realizado em 34 países, sendo 23 postos aplicadores credenciados no Brasil e 61 no exterior. No site do INEP – postos aplicadores há a lista com os locais de realização.
A prova do Celpe-Bras é realizada duas vezes no ano, uma a cada semestre. Em 2019, por exemplo, a primeira prova foi realizada em maio, e a segunda, em meados de outubro.
O exame do Celpe-Bras tem duas partes, uma prova oral e outra escrita. Para ser aprovado, o candidato precisa passar pelas duas. Ele é realizado na mesma data em todos os postos de aplicação, e a avaliação é a mesma para todos os países.
PARTE ESCRITA (com duração de 3 horas) – duas tarefas integrando compreensão oral e produção escrita e duas tarefas integrando leitura e produção escrita;
PARTE ORAL (com duração de 20 minutos) – interação verbal a partir de atividades e interesses mencionados pelo examinando na ficha de inscrição; conversa sobre tópicos do cotidiano, de caráter mais geral, com base em elementos provocadores.
Os resultados são divulgados no Diário Oficial da União e na página do INEP .
Ficou interessado em prestar o exame do Celpe-Bras? Ou tem algum(a) amigo(a) que esteja interessado(a)? A aprenda² oferece um excelente curso preparatório para a prova.
Temos muito orgulho do nosso Curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras, pois até hoje tivemos mais de 90% dos nossos candidatos aprovados em todos os níveis. Rodrigo Oliveira* é o professor oficial do nosso Curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras. Abaixo ele explica as características da prova e comenta sobre o formato do curso que conduz na aprenda2:
O Celpe-Bras é o exame de proficiência em língua portuguesa aplicado pelo governo brasileiro. O Inep (órgão responsável pela organização do exame) aplica-o duas vezes por ano. A prova é divida em duas partes: Escrita e Oral. Na parte escrita, o aluno deve produzir quatro textos em três horas tendo com base um vídeo, um áudio e dois textos. A parte oral tem duração de vinte minutos e consiste em uma entrevista, na qual o examinando deve falar sobre si mesmo e sobre três temas escolhidos aleatoriamente. Cabe ressaltar que o Celpe-bras é um exame comunicativo, portanto, a gramática e o vocabulário são avaliados em função do uso e não isoladamente.
O aluno terá uma certificação reconhecida nacional e internacionalmente, e, além disso, terá a verificação de seu nível no idioma. Diferente de outros exames de língua, não há a necessidade de se especificar um nível na hora de se fazer a prova, isto quer dizer que é o próprio exame que lhe mostrará qual é seu nível no idioma. O certificado pode ser exigido por várias universidades e no processo de revalidação de diploma.
Nosso curso preparatório leva o aluno a conhecer os gêneros textuais e modelos mais utilizados na prova. Usam-se as provas antigas do exame para que o estudante possa entender como funciona o sistema e se adequar bem à prova. Normalmente produzem-se mais de 30 textos durante o curso. À medida que o aluno os faz, estuda temas que estejam impedindo o progresso do mesmo; portanto, o foco do curso está na necessidade apresentada por cada aluno.
O mesmo ocorre na parte oral. O aprendiz é levado a se expressar sobre temas muito variados fazendo com que sua capacidade discursiva aumente consideravelmente.
Qualquer pessoa que queira ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos em português. Em especial, para os que precisem de um certificado oficial que mostre sua habilidade no idioma. Porém, aqueles que não têm a necessidade dita anteriormente também podem aproveitar este curso como uma excelente forma de manter e ampliar a capacidade de comunicação real em português.
A maior dificuldade na parte escrita é não entender o objetivo estipulado em cada pergunta na hora de construir seu texto. Isto faz com que o aluno crie textos que não se adequem ao enunciado ou que sejam confusos. Lembre-se que o foco do exame é a comunicação, então, quando a mensagem solicitada não atinge seu objetivo, o aluno cai em sua certificação.
Já a maior dificuldade na parte oral é não conseguir expressar sua opinião no tema solicitado. O exame não busca respostas corretas, no entanto, espera-se que o examinando possa construir uma argumentação coerente.
*O Professor Rodrigo Oliveira é formado em Letras pela USP. Desde 2009, trabalha como professor de português para estrangeiros. Trabalhou por 2 anos no Instituto de Cultura Brasil Colômbia, maior posto aplicador do exame Celpe-Bras. Teve a oportunidade de preparar vários alunos desde 2009 até hoje. Rodrigo também trabalha na aplicação do exame desde 2010 e atuou, em algumas ocasiões, no processo de correção do mesmo.
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
Uma das maneiras mais práticas para você descobrir o seu nível de português é através de um teste online. O link abaixo direciona para o teste online de nossa escola. Ele é baseado no Quadro Europeu Comum de Referência que usa a seguinte classificação de níveis:
Acesse: www.aprenda2.org/teste-de-portugues/
O método ALEGRIA de ensino de português para estrangeiros foi concebido através do casamento das experiências como estrangeira da nossa cofundadora Audrey Conjat e a expertise pedagógica da nossa equipe de professores. Falando nos professores, eles vêm das principais universidades do país: USP, UFRJ, UNICAMP, PUC…
Nós também oferecemos um curso preparatório para o exame oficial do CELPE-BRAS.
Entre em contato conosco para saber mais:
Email: falecom@aprenda2.org
WhatsApp: +55 11 9 4939 0401
A tradução juramentada é a tradução feita por um tradutor público, também chamado de tradutor juramentado. O tradutor público, habilitado em um ou mais idiomas estrangeiros e Português, é nomeado e matriculado na junta comercial do seu estado de residência após aprovação em concurso público.
Se você precisar, acesse o nosso serviço de traduções: www.aprenda2.org/traducoes
Tags: aprenda2, aprenda2.org, Blog aprenda², celpe bras, celpe bras exam, dicas celpe bras, Escola de Idiomas, exame de proficiencia em portugues para estrangeiros, inscrição celpe bras, onde passar o celpe bras, Português para Estrangeiros, preparar o celpe bras, Rio de Janeiro, São Paulo
© 2025 Blog aprenda² em português | Theme by Eleven Themes