O que é o exame Celpe-Bras?

June 30, 2016

Escrito por Railane Louven e Ana Amália Alves –  para conhecer o nosso curso de preparação para o celpe-bras, clique aqui (SP) ou aqui (RJ)

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela aplicação do exame desde 2009, o Celpe-Bras teve 5.197 inscritos em 2015. Esse número comprova que o interesse de estrangeiros em aprender o português do Brasil não para de aumentar. Em 2003 foram 1.710 inscritos; em 2004 foram 1.807; e em 2005 foram 1.856, por exemplo. O exame começou com 127 candidatos em 1998.

Mas, você já sabe como é o exame Celpe-Bras? Pensando em ajudar, a aprenda2 respondeu as perguntas mais feitas pelos alunos interessados no exame:

Logo-Celpebras

O que quer dizer Celpe-Bras?

Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros.

O que este exame qualifica?

Como a própria sigla diz, este é o único certificado oficial brasileiro que atesta a proficiência em português de um candidato estrangeiro. Destina-se, portanto, a alunos e profissionais estrangeiros interessados em estudar ou trabalhar no Brasil. São quatro os níveis de certificação: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Como se inscrever?

O processo de inscrição é feito através do site do INEP – inscrição. Lá também podem ser encontradas todas as informações necessárias, como a lista dos documentos exigidos.

Quem pode se inscrever?

O teste pode ser feito por estrangeiros e brasileiros, residentes no Brasil e no exterior, cuja língua materna não seja o português. O candidato precisa comprovar idade mínima de 16 anos. A escolaridade exigida deve ser equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

Onde ele é aplicado?

Celpe-Bras é realizado em 34 países, sendo 23 postos aplicadores credenciados no Brasil e 61 no exterior. No site do INEP – postos aplicadores há a lista com os locais de realização.

Quando é aplicado o exame?

A prova do Celpe-Bras é realizada duas vezes no ano, uma a cada semestre. Em 2015, por exemplo, a primeira prova foi realizada em maio, e a segunda, em meados de outubro.

Como ele funciona?

O exame do Celpe-Bras tem duas partes, uma prova oral e outra escrita. Para ser aprovado, o candidato precisa passar pelas duas. Ele é realizado na mesma data em todos os postos de aplicação, e a avaliação é a mesma para todos os países.

PARTE ESCRITA (com duração de 3 horas) – duas tarefas integrando compreensão oral e produção escrita e duas tarefas integrando leitura e produção escrita;

PARTE ORAL (com duração de 20 minutos) – interação verbal a partir de atividades e interesses mencionados pelo examinando na ficha de inscrição; conversa sobre tópicos do cotidiano, de caráter mais geral, com base em elementos provocadores.

Onde acompanhar os resultados da prova?

Os resultados são divulgados no Diário Oficial da União e na página do INEP .

Preparação para o Celpe-Bras

Ficou interessado em prestar o exame do Celpe-Bras? Ou tem algum(a) amigo(a) que esteja interessado(a)? A aprenda² oferece um excelente curso preparatório para a prova.

Temos muito orgulho do nosso Curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras, pois até hoje tivemos 100% dos nossos candidatos aprovados em todos os níveis. Rodrigo Oliveira* é o professor oficial do nosso Curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras há mais de um ano. Abaixo ele explica as características da prova e comenta sobre o formato do curso que conduz na aprenda2:

1. Como é o exame Celpe-Bras?

O Celpe-Bras é o exame de proficiência em língua portuguesa aplicado pelo governo brasileiro. O Inep (órgão responsável pela organização do exame) aplica-o duas vezes por ano. A prova é divida em duas partes: Escrita e Oral. Na parte escrita, o aluno deve produzir quatro textos em três horas tendo com base um vídeo, um áudio e dois textos. A parte oral tem duração de vinte minutos e consiste em uma entrevista, na qual o examinando deve falar sobre si mesmo e sobre três temas escolhidos aleatoriamente. Cabe ressaltar que o Celpe-bras é um exame comunicativo, portanto, a gramática e o vocabulário são avaliados em função do uso e não isoladamente.

2. Por que é importante fazer o exame Celpe-bras?

O aluno terá uma certificação reconhecida nacional e internacionalmente, e, além disso, terá a verificação de seu nível no idioma. Diferente de outros exames de língua, não há a necessidade de se especificar um nível na hora de se fazer a prova, isto quer dizer que é o próprio exame que lhe mostrará qual é seu nível no idioma. O certificado pode ser exigido por várias universidades e no processo de revalidação de diploma.

3. Como é a estrutura do Curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras que você conduz na aprenda2?

Nosso curso preparatório leva o aluno a conhecer os gêneros textuais e modelos mais utilizados na prova. Usam-se as provas antigas do exame para que o estudante possa entender como funciona o sistema e se adequar bem à prova. Normalmente produzem-se mais de 30 textos durante o curso. À medida que o aluno os faz, estuda temas que estejam impedindo o progresso do mesmo; portanto, o foco do curso está na necessidade apresentada por cada aluno.

O mesmo ocorre na parte oral. O aprendiz é levado a se expressar sobre temas muito variados fazendo com que sua capacidade discursiva aumente consideravelmente.

4. Para quem o curso é indicado?

Qualquer pessoa que queira ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos em português. Em especial, para os que precisem de um certificado oficial que mostre sua habilidade no idioma. Porém, aqueles que não têm a necessidade dita anteriormente também podem aproveitar este curso como uma excelente forma de manter e ampliar a capacidade de comunicação real em português.

5. Quais são as principais dificuldades dos alunos que procuram passar no Celpe-Bras?

A maior dificuldade na parte escrita é não entender o objetivo estipulado em cada pergunta na hora de construir seu texto. Isto faz com que o aluno crie textos que não se adequem ao enunciado ou que sejam confusos. Lembre-se que o foco do exame é a comunicação, então, quando a mensagem solicitada não atinge seu objetivo, o aluno cai em sua certificação.

Já a maior dificuldade na parte oral é não conseguir expressar sua opinião no tema solicitado. O exame não busca respostas corretas, no entanto, espera-se que o examinando possa construir uma argumentação coerente.

*O Professor Rodrigo Oliveira é formado em Letras pela USP. Desde 2009, trabalha como professor de português para estrangeiros. Trabalhou por 2 anos no Instituto de Cultura Brasil Colômbia, maior posto aplicador do exame Celpe-Bras. Teve a oportunidade de preparar vários alunos desde 2009 até hoje. Rodrigo também trabalha na aplicação do exame desde 2010 e atuou, em algumas ocasiões, no processo de correção do mesmo.

Para mais informações, é só acessar nosso site ou nos mandar um e-mail:

São Paulo: contact.spo@aprenda2.org | Rio de Janeiro: contact.rjo@aprenda2.org.

Deixe seus comentários aqui

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

4 Comments

  1. Alessandro Orefice says:

    Ter o certificado do CELPE-BRAS pode mudar a sua vida profissional: com ele você abre mais portas no Brasil.

  2. Valeria Rodrigues says:

    sou brasileria e minha filha tambem, porem vivemos no egito ha 14 anos e minha filha precisa fazer o curso pois deixou a escola no Brasil quando estava no quarto ano primario ou fundamental ….Ela fala bem o portugues mas tem muita deficiencia na escrita e na gramatica.
    Gostaria de saber de quantos modulos possui o curso completo , fazendo aulas de 2 vewzes por semana a duas horas por aula para que ela possa completar o curso e fazer os exames finais e adquirir o certificado.

    Desde ja agradeco sua atencao,

    Valeria

    • Alessandro Orefice says:

      Olá Valeria,
      Estamos enviando para você, via e-mail, todos os detalhes solicitados.
      Um grande abraço,
      Alessandro

    • Alessandro Orefice says:

      Valeria, Você poderia nos confirmar o seu endereço de e-mail?