9 motivos para aprender o português do Brasil

May 22, 2015

Por Railane Louven
Você já pensou em estudar português algum dia?

Talvez você ainda não, mas alguns milhares de estrangeiros têm pensado nessa ideia constantemente, e melhor, a têm posto em prática!

O aumento anual na quantidade de inscritos para fazer a prova do Celpe-Bras (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros – Brasil) comprova o fato de que o português do Brasil tem se tornado cada vez mais interessante sob a ótica exterior. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela realização do exame, só esse ano o Celpe-Bras recebeu 5.197 inscrições, contra 4.000 realizadas em 2014.

Dominar a língua portuguesa ajuda a viver positivamente no Brasil

Mas, o que têm proporcionado esse aumento? Para lhe responder, listamos os principais motivos que têm feito os estrangeiros procurarem cursos de português para estrangeiros, como a aprenda², por exemplo:

 

1. Cultura brasileira

Como não se encantar pela riqueza cultural do Brasil? Alguns alunos da aprenda² vêm estudar português aqui, porque querem ter a experiência de conviver e interagir com os brasileiros, que segundo eles, é um povo muito alegre, receptivo e divertido.

 

2. Turismo

Nosso país é referência mundial no quesito beleza, simpatia e diversidade cultural, e essa combinação torna o Brasil uma forte atração turística. – E, já que estamos visitando o Brasil, mesmo que por um curto período de tempo, por que não aproveitar a oportunidade e tentar aprender português durante a estadia? – Sim, esse é um dos motivos que alguns estrangeiros usam para justificar o porquê deles estudarem português.

 

3. Português é o quinto idioma mais falado no mundo

Sim, isso mesmo! Existem aproximadamente 220 milhões de falantes nativos na imensidão desse mundão, a maioria está concentrada no Brasil, mas há também os outros países que têm o português como língua pátria: Moçambique, Angola, Portugal, Guiné-Bissau, Timor-leste, Guine Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Este pode parecer um motivo banal, mas para algumas pessoas não é. Recebemos alunos que consideram saber falar português um diferencial, uma vez que ele pode ajudar nos negócios empresariais, permitindo contato com muitos países. Além disso, falar português no pais de origem oferece oportunidades de trabalho nas empresas visando o mercado brasileiro.

Fonte: Wikipedia

 

4. Empreendedorismo / economia

Apesar de a economia brasileira não estar em sua melhor fase, o Brasil ainda é visto com bons olhos por multinacionais e pequenos empresários internacionais. A escola recebe, com frequência, empresários estrangeiros que se mudaram temporariamente para o Brasil a trabalho, portanto, precisam aprender com urgência o português.

 

5. Programa Mais Médicos

Este programa, lançado pelo governo brasileiro há dois anos, com o objetivo de suprir a carência de médicos no interior e periferias do país, atraiu muitos estrangeiros para o Brasil, uma vez que o ele visa a importação de profissionais da área médica. Entretanto, para trabalhar no Brasil, os médicos estrangeiros precisam aprender português e comprovar proficiência no idioma.

 

6. Relacionamentos: amizade / namoros / casamentos

Com a ajuda da internet, se tornou muito mais fácil conhecer e se relacionar com pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância de nós. Muitos alunos da aprenda² se matriculam na escola, porque estão namorando ou casaram com um brasileiro (a) e agora precisam conhecer seus familiares, portanto, aprender português é mais do que necessário! Além disso, há também aqueles que vêm visitar um amigo brasileiro e acabam estudando português também.

 

7. Novas experiências

E por último, mas não menos importante, vêm os estrangeiros que se mudaram para o Brasil, com a finalidade de obter novas experiências culturais e também para experimentar um novo modo de vida, em um lugar novo, desconhecido e inusitado. Para total imersão no país, é muito importante aprender o idioma local, nesse caso, o português.

 

8. Mercado de trabalho para os jovens

Há pessoas que saem de seus países para conseguir um emprego interessante e com mais responsabilidade do que no país de origem, especialmente para os jovens. No Brasil falta mão de obra qualificada enquanto na Europa ou outros países, a economia não oferece tantas oportunidade para os jovens.

 

9. Diversidade idiomática

Alguns alunos nossos se matriculam no cursos de português para estrangeiros porque consideram a língua portuguesa muito rica, com uma grande diversidades de fonemas do mundo, o que pode ajudar no processo de aprendizagem de outros idiomas.

Para verificar os motivos listados, pedimos aos nossos alunos para responderem a pergunta: “por que estudar português no Brasil?”. Agora, vamos compartilhar trechos de algumas respostas com vocês.

Observação: recebemos muitas respostas, portanto, não foi possível incluir todas aqui. Além disso, não vamos divulgar os nomes dos alunos, por questões de privacidade.

Minha empresa financeira abriu duas novas unidades em países diferentes e um deles foi o Brasil. Como sou o diretor da filial brasileira, tive que vir morar no Brasil para fazer o desenvolvimento e divulgação dela. Para isso, eu preciso aprender português e saber falar e entender os nativos daqui.

Parece uma evidência estudar português no Brasil quando vem para o Rio de Janeiro. Falar Francês ou Inglês não é suficiente para aproveitar a vida carioca, falar com os brasileiros, fazer amigos e conhecer a cultura local. Para que essa experiência seja total, é preciso estudar português.

A economia do Brasil estava crescendo muito. No mundo globalizado, o inglês e o chinês receberam maior enfoque, mas não deveríamos perder a oportunidade de aprender também o português. E por que no Brasil? Quem não gosta de comida boa, pessoas amigáveis e praias lindas? Brasil tem muito a oferecer a qualquer um que venha visita-lo.

Aprender português é importante para a cultura pessoal, acho que é sempre interessante aprender coisas novas.

Eu queria encontrar amigos brasileiros e poder fazer muitas coisas com eles, por isso, aprender português se tornou necessário.

card2-pt-br
E, para aqueles que se interessaram em fazer um curso de português, convido-os a conhecer nossa escola, aprenda²! Temos duas unidades: uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro! Ahh, e também preparamos alunos para o Celpe-Bras, caso tenha interesse em obter o certificado. Visite nosso site ou nos envie um e-mail, (São Paulo) contact.spo@aprenda2.org | (Rio de Janeiro) contact.rjo@aprenda2.org, para que possamos passar todas as informações sobre o curso!

E aí, o que acharam da lista? Concordam com os motivos apresentados? Discordam? Você, que é estrangeiro, se interessou em aprender o português? Ou você já está estudando? Me conte tudo: só deixar sua mensagem nos comentários!

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Tags: , , , , , ,