SP from space

7 Problemas de SP que um estrangeiro desavisado talvez não saiba

May 4, 2015

Escrito a “quatro mãos” por Ana Apolonio e Alessandro Orefice 

A foto acima é da cidade de São Paulo vista do espaço. Peço licença ao poeta que uma vez disse que a cidade de São Paulo é uma ferida na crosta do planeta Terra, mas imagino que não deve ser fácil, em toda a sua imensidão de cidade sem fim, abrigar seus 20 milhões de habitantes (12 mi na cidade e 8 mi no entorno) sem causar algum impacto. A pergunta que tem de ser feita é: por que será que toda essa gente decidiu ficar por aqui? O que há de especial neste lugar, fazendo dele a maior concentração humana do hemisfério sul, assim como dos 3 continentes americanos?

Grande São Paulo vista da Estação Espacial Internacional

Grande São Paulo vista da Estação Espacial Internacional

Na verdade, não há uma única resposta para o porquê de estarmos em SP e sim há 20 milhões delas. E é exatamente por isso que SP é um lugar especial: a pluralidade. Tudo aqui é MUITO, sendo do MUITO BOM ou do MUITO RUIM, do MUITO DIFERENTE ou do MUITO IGUAL, mas sempre MUITO. Sendo assim, existirão MUITOS problemas a serem enfrentados por quem decidiu se aventurar nesta cidade.

Por isso, resolvemos enumerar 7 problemas de SP que provavelmente um estrangeiro desavisado não saiba. Estes problemas são apenas o cartão de visitas da cidade. Não se preocupe, pois há muito mais deles ainda por vir e nós aqui do Blog do Instituto aprenda² temos a missão de tornar a sua vida mais fácil, cobrindo a solução para a maioria deles. Afinal, nós paulistanos sobreviventes, conseguimos chegar até aqui com sucesso nesta selva de pedra e você vai conseguir também.

1) Idioma: só 2% falam inglês. Como falar com os outros 98%?

Comunicação é tudo! Porém, você vai descobrir na prática que poucos brasileiros falam inglês (mais precisamente 2% da população). Portanto, se você vai falar com os outros 98% da população, você terá de aprender português. E este será o primeiro passo para a sua adaptação ao Brasil. Não estamos falando isso porque somos uma escola de português. Na verdade, somos uma escola de português exatamente por saber que este problema existe.

Quinta língua mais falada no planeta: Mapa da língua portuguesa no mundo. Verde Escuro: língua materna. Verde Claro: língua oficial e administrativa.

Quinta língua mais falada no planeta: Mapa da língua portuguesa no mundo. Fonte: wikipedia.org

O não conhecimento do idioma pode interferir negativamente em vários aspectos da sua vida por aqui, como por exemplo: pedir informações, locomover-se na cidade, expressar-se na escolha do prato da sua preferência, já que em muitos restaurantes não há cardápios traduzidos em inglês e principalmente na interação com as pessoas, já que você veio aqui pra isso. Vale lembrar que o português é a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no Ocidente, com 280 milhões de falantes.

Então ponha na sua cabeça: aprenda, aprenda, aprenda e sua experiência aqui será muito melhor. Para isso, há vários aplicativos para smartphone, cursos online, professores particulares e escolas. Não faltam opções para você aprender a língua do Pelé, entende?

Se você quiser conhecer melhor nossa escola de português para estrangeiros em São Paulo, por favor acesse: www.aprenda2.org/portugues/sao-paulo.

EUA considera o português uma língua fácil (mais...)

Quais são as línguas mais difíceis de serem aprendidas por um americano, segundo o U.S. Department of State.

Quais são as línguas mais difíceis de serem aprendidas por um americano.

É isso mesmo! O governo dos Estados Unidos da América (EUA) considera a língua portuguesa como sendo fácil, numa classificação de 3 níveis de dificuldade (fácil, médio, difícil), por ter uma relação muito próxima com o inglês (Closely Related to English).

É possível observar uma compilação desta classificação na imagem acima.

Como faço para saber meu nível de português? (mais...)

Teste online de portuguêsUma das maneiras mais práticas para você descobrir o seu nível de português é através de um teste online. O link abaixo direciona para o teste online de nossa escola. Ele é baseado no Quadro Europeu Comum de Referência que usa a seguinte classificação de níveis:

  • A1 – Iniciante
  • A2 – Básico
  • B1 – Intermediário
  • B2 – Intermediário Superior
  • C1 – Avançado
  • C2 – Domínio Pleno (Mestre)

Acesse: www.aprenda2.org/teste-de-portugues/

 

2) Transporte: Planeje seu trajeto ou metade do seu dia será perdida

Nas grandes cidades você precisa de no mínimo 1h para chegar onde quer. Porém, se você não planejar o seu trajeto, você poderá perder facilmente 4h (ida e volta) do seu precioso dia. E isso é o equivalente à metade do seu dia, segundo a seguinte ótica: 8h para dormir, 8h para trabalhar, 8h para vida pessoal (sendo que dessas últimas 8h, 4h vão para o transporte!).

Além da locomoção lenta e complicada, não há identificação nos pontos de ônibus e nem aviso de onde você deve descer. É aconselhável, antes de sair de casa, acessar sites especializados como o da SPTrans ou Google Maps para facilitar a sua locomoção na cidade.

 

Sistema Olho Vivo da SPTrans. Acompanhamento da posição dos ônibus em tempo real.

MAPA: Sistema Olho Vivo da SPTrans. Acompanhamento da posição dos ônibus em tempo real.

Sistema Olho Vivo da SPTrans: também é possível acompanhar o horário previsto que o ônibus vai passar para cada ponto de ônibus do trajeto.

TABELA: Sistema Olho Vivo da SPTrans. Também é possível acompanhar o horário previsto que o ônibus vai passar para cada ponto de ônibus do trajeto.

Pra quem vai de ônibus: Sistema Olho Vivo da SPTrans

Em muitas cidades do mundo em que o transporte público é bastante desenvolvido, como por exemplo em Londres, cada ponto de ônibus tem uma placa mostrando as linhas de ônibus que passam por ali e os respectivos horários previstos para cada linha. Infelizmente, isso praticamente não existe nos pontos de parada da cidade de São Paulo.

Este grave problema de falta de informação foi corrigido graças à tecnologia. Através do website olhovivo.sptrans.com.br é possível acompanhar em um tablet, celular, ou computador a localização em tempo real dos ônibus de determinada linha. Para isso, basta pesquisar pelo código da linha ou pelo nome do destino da linha, sendo possível ter a visualização da posição dos ônibus através de um mapa ou acessar uma tabela contendo os horários previstos para os ônibus que devem passar pelos pontos de parada ao longo do trajeto.

 

Pra quem vai de metrô: Download do mapa para consultar ou imprimir

Rede Metroviária de São Paulo

Rede Metroviária de São Paulo

Depois da minha bicicleta, o metrô é o meu meio de transporte favorito. Se você conseguir evitar usá-lo no horário de pico, muito provavelmente você o escolherá em detrimento ao ônibus e principalmente o carro, pela sua rapidez, tranquilidade e eficiência.
Por isso, nós disponibilizamos a versão mais atualizada (MAI/2015) do mapa de toda a rede do Metrô e CPTM em formato PDF, para que você possa consulta-lo sempre que precisar em seu celular ou tablet.

Download do mapa da rede metroviária de São Paulo

DICA DE OURO: Se possível, tente morar próximo a uma estação de metrô: você vai ganhar muitas horas do seu dia e consequentemente você vai ganhar em qualidade de vida.

 

3) 4 estações do ano no mesmo dia

Umbrella960x541Os paulistanos costumam dizer que em São Paulo podemos ter as 4 estações do ano num único dia. Exageros à parte, é muito comum haver em São Paulo uma manhã fria de 15°C, chover ao meio-dia e termos 30°C de sol escaldante à tarde.

O Brasil é reconhecido no mundo inteiro como um país tropical. Entretanto, você vai passar muito frio em São Paulo. Provavelmente muito mais frio do que na sua cidade natal onde faz neve. Digo isso, pois conheci vários canadenses do Quebec onde é comum fazer -35°C no inverno e mesmo assim eles dizem que passam mais frio em São Paulo do que no Quebec. Isso porque no inverno paulistano, as temperaturas podem chegar a 5°C dependendo da região e não há aquecedores nas residências. Por isso, se lá fora está fazendo 5°C, dentro da sua casa também estará fazendo 5°C e a solução é usar muitas blusas e cobertores.

Dica de Ouro: não importa se o dia está ensolarado. Sempre traga uma blusa e um guarda-chuva com você.

 

4) Ai ai ai: as privadas…

Não faça inimigos: Jogue o lixo na lixeira e não na privada.

Não faça inimigos: Jogue o lixo na lixeira e não na privada.

Outra informação que está relacionada à estrutura é que não se deve jogar o papel higiênico ou absorvente no vaso sanitário, essa ação quase sempre gera entupimentos da privada e/ou da rede de esgoto. Nós sabemos que no seu país, jogar o papel na privada é normal (e talvez mais prático também, já que você nunca mais vai ver esse papel sujo novamente). Mas no Brasil inteiro, jogar o lixo na privada ocasiona problemas.

Portanto, não estranhe ao se deparar com uma lixeira no banheiro para jogar o papel, pois é para lá que a sua sujeira deve ir. Deixe de seguir essa recomendação e você certamente fará algumas inimizades por onde passar…

 

5) Se você for dirigir, cuidado com os motoboys

Corredor de Motoboys. Perigo constante.

Corredor de Motoboys. Perigo constante de acidentes.

Até onde sabemos, nenhuma cidade do mundo é igual à cidade de São Paulo no que se refere à quantidade de motoboys. Eles surgiram para resolver o problema de mobilidade urbana, fazendo entregas de mercadorias e correspondências em tempo muito ágil, mesmo nos horários de pico quando a cidade inteira está quase parada num engarrafamento. Porém, para que estas entregas sejam feitas rapidamente, uma moto não pode ficar parada no trânsito tal qual o carro faz. Os motoboys encontraram uma maneira de driblar o engarrafamento: eles criaram um corredor informal. O corredor é o nome apelidado para a distância entre duas faixas de carros. Por isso, se você vai dirigir, preste muita atenção antes de mudar de faixa, pois a chance de haver um motoboy passando por ali é grande. De uma maneira geral, o motorista brasileiro, assim como o motoboy não são muito disciplinados no trânsito. O simples fato de um motorista mudar de faixa sem dar seta, pode ser fatal para um motoboy. Por isso, muitos dos motoboys começaram a conquistar o respeito dos motoristas através da força e violência, como por exemplo, quebrando o retrovisor dos carros dos motoristas que mudam de faixa sem sinalizar com a seta.

Infelizmente, São Paulo conta com uma trágica estatística de 2 mortes de motoboys por dia, sendo que há uma estimativa de 220 mil motoboys na cidade.

 

6) País barato, ‘pero no mucho’

Muitos estrangeiros pensam que o Brasil é um país barato, por ser um país ‘subdesenvolvido’ ou ’emergente’. Entretanto, o custo de vida no Brasil é altíssimo, especialmente nas principais cidades, como Rio e São Paulo. Os porquês deste alto custo de vida são complexos e merecem um artigo à parte. Basicamente eles estão relacionados à inflação/especulação dos preços, aos altos impostos sem o retorno para o país (corrupção) e aos problemas de infraestrutura.

Lista das 10 cidades mais ricas do mundo

Posição Cidade País PIB
em bilhões de US$
Capital nacional
1 Tóquio  Japão $ 1479
2 Nova York  Estados Unidos $ 1406
3 Los Angeles  Estados Unidos $ 792
4 Chicago  Estados Unidos $ 574
5 Londres  Reino Unido $ 565
6 Paris  França $ 564
7 Osaka  Japão $ 417
8 Cidade do México  México $ 390
9 Filadélfia  Estados Unidos $ 388
10 São Paulo  Brasil $ 388

fonte: wikipedia.org

Lista das 10 cidades mais caras do mundo

Rank City Country Region
1 Luanda  Angola Africa
2 N’Djamena  Chad Africa
3 Hong Kong  Hong Kong Asia Pacific
4 Singapore  Singapore Asia Pacific
5 Zurich   Switzerland Europe
6 Geneva   Switzerland Europe
7 Tokyo  Japan Asia Pacific
8 Bern   Switzerland Europe
9 Moscow  Russia Europe
10 Shanghai  China Asia Pacific

São Paulo: posição 49, Rio de Janeiro: posição 65.

fonte: wikipedia.org e Mercer

Na verdade, há um fato no mundo inteiro em que grandes aglomerações urbanas tendem a ter o custo de vida maior, principalmente para quem deseja morar numa região mais central. Se você decidir ir morar numa cidade pequena do interior ou no subúrbio, muitas coisas serão mais baratas. Esse fato tem uma raiz na lei da oferta x procura. E a cidade de São Paulo está entre as 10 mais ricas do mundo. Isto indica que há gente muito rica por aqui e consequentemente haverá coisas muito caras para estas pessoas ricas pagarem.

Ou seja, se você quer viver bem em São Paulo e você não é uma destas pessoas muito ricas, você terá que adotar estratégias para fugir das armadilhas dos altos preços. É possível ter uma vida razoavelmente boa sem ter que se gastar tudo o que a cidade pede. Observando as tabelas acima, mesmo sendo a 10ª cidade mais rica do mundo, São Paulo é a 49ª com o custo de vida mais caro, não sendo tão caro assim quanto parece.

Em breve, prepararemos um artigo mais detalhado sobre este tema.

Consolo: Um fator que pode ajudar o estrangeiro no Brasil a reduzir o seu custo de vida, é utilizar dinheiro de seu país de origem. Por exemplo, no momento em que este artigo foi escrito, um morador de Londres que vem a São Paulo perceberá que a sua moeda (libra esterlina, £) vale 5 vezes mais que o Real (R$).

 

7) Burocracia e Protecionismo 

Top 10 de países mais protecionistas do mundo.

Top 10 de países mais protecionistas do mundo.

Pouca gente sabe, mas o Brasil é um dos países mais protecionistas do mundo. Para ser mais exato é o 7° mais protecionista, segundo dados da Global Trade Alert, conforme imagem ao lado.

O protecionismo é colocado em prática através de barreiras. Estas barreiras podem ser:

  • Impostos altos para desestimular algo vindo do externo, visando incentivar o interno
  • Burocracia, implantando procedimentos longos, caros e desestimulantes
  • Leis

O Brasil é a 7ª, economia mais forte do mundo, sendo assim uma terra de muitas oportunidades. Mas isso traz alguns dilemas. Para crescer mais, as empresas instaladas no Brasil não conseguem preencher todos os postos de trabalho, justamente pela falta de mão de obra qualificada (alguém esqueceu de investir na educação da população). Isso faz com que haja demanda para mão de obra qualificada vinda do exterior. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 90% dos novos empregos gerados no Brasil exigem no mínimo ensino médio. 40% dos trabalhadores brasileiros não completaram o ensino fundamental. Ao mesmo tempo 57% dos imigrantes apresentam formação diferenciada com títulos de pós – graduação. Já tivemos a Copa do Mundo e em breve teremos as Olimpíadas, eventos esses que necessitam de infraestrutura e consequentemente de engenheiros (exemplo de profissão em que a demanda é maior que a procura).

O dilema que o Brasil enfrenta neste momento é justamente esse: as leis e burocracias são altamente protecionistas, visando facilitar ao máximo a geração de emprego para brasileiros. Por outro lado, as vagas abertas não conseguem ser preenchidas por estes mesmos brasileiros, fazendo com que o estrangeiro seja uma opção.

Então, caro amigo estrangeiro: se prepare, pois você vai passar por muita burocracia aqui no Brasil, já começando na Polícia Federal.

Tags: , , , , , ,

Comentários

Loading Facebook Comments ...
Loading Disqus Comments ...

One Comment

  1. Alessandro Orefice says:

    São Paulo, a décima cidade mais rica do planeta, possui várias dificuldades e problemas. E é exatamente por isso que São Paulo é uma cidade fantástica, pois cada problema pode ser uma oportunidade para alguém. Aqui é a terra das oportunidades.

Leave a Comment